Chegou o Inverno – que tal se cuidar com muito carinho, dosha Kapha?

Ricardo Balsimelli

Nos dias úmidos e frios de inverno, o dosha Kapha entra em desequilíbrio. Por isso, é importante se manter quente, ativo e não se esquecer dos cuidados com a alimentação. Escolha alimentos cozidos e aquecidos, buscando um equilíbrio entre os sabores amargo, adstringente e picante (pimenta). Estimule a capacidade digestiva com chás quentes e temperos aquecedores, principalmente aqueles que ajudam no funcionamento do fogo digestivo (*agni) e favorecem vitalidade e energia – gengibre, canela, cominho. Eles também podem ser consumidos pela manhã, em jejum, com meia xícara de água morna. Evite itens crus, demasiado adocicados, comidas frias, refrigeradas, processadas e/ou congeladas. Limite também o consumo de sal para diminuir a retenção de líquidos – tendência e característica do Kapha.

No que diz respeito ao sistema imunológico, um dos principais desequilíbrios Kapha nesta estação são as infecções respiratórias - tosse, constipações, congestão nasal, sinusites. Além dos cuidados com a alimentação e a **limpeza diária das narinas, procure realizar atividades físicas que contribuam para uma melhora nesse quadro – caminhada, corrida, bicicleta, natação. Os praticantes de Yoga, por exemplo, podem incluir ou intensificar na sua rotina matinal posturas que abram o peito, garganta e seios nasais. Quando a temperatura estiver muito baixa, os exercícios devem ser praticados em ambientes internos e aquecidos. Mantenha o sono regular e evite dormir ao longo do dia. No fim do dia, você pode fazer uma compressa quente e seca nas costas para ajudar a esquentar o corpo.

No inverno, há uma tendência maior à melancolia, ao isolamento e aos sentimentos de tristeza. Em dias úmidos e chuvosos, a paisagem cinza e o frio nos convidam a ficar em casa, o que pode contribuir para a preguiça e a inércia, desequilíbrios do Kapha. Por esta razão, procure estar com pessoas que façam você se sentir bem e proporcionem momentos de diversão. Se o Kapha estiver desequilibrado (estático, lento), é importante fazer algo diferente, improvisado e novo no dia, para gerar estímulos saudáveis e sair da letargia e da imobilidade – características desse dosha. Diga sim para a variedade, para a alegria e para novas experiências.

Busque um equilíbrio entre a vida social e um tempo para você. Nos momentos em que estiver em casa, escolha uma música alegre, faça uma limpeza, abra seus armários, tire tudo que é velho. Identifique aquilo que já serviu e não serve mais. É hora de limpar e dar espaço para o novo da próxima estação - um ritual que ajuda a limpar a casa e as emoções. A meditação também pode contribuir para essa abertura e para essa ampliação da consciência.

E lembre-se - o inverno é uma estação Kapha (água e terra), com algumas características de Vata (elemento ar, seco e frio). Por isso também é importante estar atento ao equilíbrio desse dosha, confira aqui:

https://www.clinicasoha.com/blog/2018/4/2/estamos-no-outono-e-agora-dosha-vata

****

*Sobre o agni: https://www.clinicasoha.com/blog/2018/6/6/agni-responsvel-pela-nossa-capacidade-digestiva-e-pelo-nosso-metabolismo

**Sobre a limpeza diária das narinas: https://www.facebook.com/sohaacupuntura/posts/728395470678912

Foto: Dmitry Ratushny

Foto: Dmitry Ratushny